Notícias

11º Festival Cid Legal Canta e Dança

Por PMEF - RS

Compartilhar

postado em 28/09/2017 12:12 / atualizado em 28/09/2017 12:12

A função social dos tributos, a cidadania e outros temas importantes do cotidiano serão colocados em cena, a partir deste sábado (30), quando iniciam as atividades do 11º Festival Cid Legal Canta e Dança. Nesta primeira etapa, serão realizadas as apresentações das categorias de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

 

O evento é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). As atividades desta etapa serão realizadas a partir das 14h, no Centro Desportivo Municipal (CDM). De acordo com a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, estão previstas 16 apresentações, de 10 escolas do Município.

 

Conforme Rosaura, os estudantes apresentarão danças, paródias e encenações que foram produzidas ao longo do ano. A coordenadora ressalta que o Festival Cid Legal busca estimular, através da música, dança, paródia e poesia o conhecimento sobre a arrecadação e a função social dos tributos. Rosaura explica que, no caso da Educação Infantil, os temas são trabalhados de forma mais lúdica, ressaltando-se os investimentos que retornam para a comunidade a partir do pagamento dos impostos, da exigência da nota fiscal, entre outros assuntos.

 

Segundo Rosaura, o festival é uma oportunidade que as escolas, os estudantes e os professores têm de mostrar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, bem como de expressar as habilidades e repassar mensagens voltadas à cidadania. “A Educação Fiscal retrata temas áridos e a forma que nós encontramos para chegar até as crianças foi através da arte. Além de ser um espaço para transmitir mensagens de cidadania, muitos grupos enxergam no festival a oportunidade de mostrar os seus trabalhos, de mostrar que eles são importantes e que podem fazer a diferença”, ressalta.

 

Além dos professores e estudantes, os pais também são convidados a participar do evento e acompanhar as apresentações. O transporte escolar para as instituições participantes será fornecido pela Prefeitura.

 

O 11º Festival Cid Legal Canta e Dança terá continuidade no mês de outubro. No dia 06, ocorre a etapa da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio e Comunidade, no Salão de Nobre do Clube Recreativo Dores. No mesmo local, nos dias 06 e 07 de outubro, a categoria é de Ensino Fundamental.

 

ESCOLAS PARTICIPANTES NA PRIMEITA ETAPA
Centro de Educação Infantil Casa da Criança

  • EMEF Adelmo Simas Genro
  • EMEF Fontoura Ilha
  • EMEF João da Maia Braga
  • EMEF Lourenço Dalla Corte
  • EMEI Darcy Vargas
  • EMEI João Franciscatto
  • EMEI Prof.ª Ady Schneider Beck
  • EMEI Santa Rita de Cassia
  • EMEI Sinos de Belém