Notícias

Alunos da Universidade Maurício de Nassau realizam visita à Sefaz

Por SEFAZ-Sergipe

Compartilhar

postado em 28/09/2017 12:20 / atualizado em 28/09/2017 12:21

25 de Setembro de 2017 

Alunos da Universidade Maurício de Nassau realizam vista à Sefaz

Conhecer a estrutura da Secretaria de Estado da Fazenda, a atuação dos auditores e o trabalho de disseminação da cidadania fiscal realizado pela Subgerência-Geral de Educação Fiscal da Sefaz. Foi com esse intuito que durante a manhã da última sexta-feira, 22, alunos dos 2º, 4º e 6º período dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) realizaram uma visita ao órgão estadual como parte das atividades extraclasse programadas no plano de aula das disciplinas relativas ao tema fiscal e tributário.

 

Acompanhados pelos professores Alvani Júnior, Xênia Oliveira e Tatiane Böhmer, os alunos foram recebidos pela gerente de Educação Fiscal da secretaria, a auditora Sandra Alves. No auditório foram realizadas algumas palestras para apresentar o trabalho dos auditores e como são fiscalizados os tributos estaduais, principalmente o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Transmissão, Causa Morte e Doação (ITCMD). Foram ainda proferidas mais duas palestras, sobre o Domicílio Eletrônico Habilitado e o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped Fiscal), além de explicações sobre o Curso de Disseminadores em Educação Fiscal.

 

Segundo a auditora Sandra Alves essas iniciativas por parte das instituições de ensino superior são de extrema importância na formação do futuro profissional, pois agregam conhecimento e fazem com que o aluno passe a entender toda a dinâmica de funcionamento do órgão fazendário.

 

Cidadania fiscal

Uma das ações continuadas da Subgerência-Geral de Educação Fiscal é o estímulo à consciência crítica sobre a utilização dos recursos públicos, com a realização de cursos com base no Programa Nacional de Educação Fiscal, do Ministério da Fazenda. “Temos a missão de formar cidadãos capazes de contribuir com a disseminação da função socioeconômica dos tributos. Nos cursos objetivamos promover e institucionalizar a educação fiscal para o pleno exercício da cidadania, principalmente na relação do cidadão com o Estado”, explicou Sandra Alves, acrescentando que os últimos cinco anos o Governo de Sergipe, através da integração da Sefaz com o Ministério da Fazenda, formou mais de duas mil pessoas no Curso de Disseminadores em Educação Fiscal, “difundindo a importância da função socioeconômica para a cidadania e incentivando o acompanhamento, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos”, complementou Sandra Alves.

 

 

 

 

 

 

(Fotos: Submark/Sefaz)