Notícias

Alunos de escola pública participam de oficina do programa Esag Kids na Udesc, em Florianópolis

Compartilhar

postado em 18/05/2017 13:40 / atualizado em 18/05/2017 13:40

Cerca de 25 alunos da Escola de Educação Básica Jornalista Jairo Callado participaram na manhã da última quinta-feira, 20, de uma oficina de inovação promovida pelo programa de extensão Esag Kids, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Comandada pelo professor Eduardo Jara, coordenador do programa, a oficina utilizou a abordagem Canvas Kids, que aborda temas como empreendedorismo e inovação de forma lúdica, estimulando os jovens a idealizar, elaborar e apresentar os projetos criados.

As atividades tem participação de acadêmicos bolsistas e voluntários da Udesc Esag, que atuam como monitores. Durante o encontro, os participantes recebem uma edição do Manual do Empreendedor Mirim, produzido pelo programa e disponível em formato digital no site www.esagkids.com.br.

A visita dos jovens à Udesc incluiu um tour por diversos ambientes da universidade, entre eles o gabinete do reitor, onde os jovens foram recepcionados pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Árvore rara

Os estudantes também conheceram o baobá plantado na área verde próxima à Udesc Esag, um dos poucos exemplares da espécie no sul do País. Proveniente da Angola, a planta – árvore secular e de grande porte – foi trazida e doada pelo professor aposentado Antenor Manoel Naspolini, primeiro diretor-geral eleito da Esag.

Um álbum com mais de 100 fotos do encontro foi disponibilizado na página do programa no Facebook.

Esta foi a primeira oficina realizada este ano na Udesc Esag pelo Esag Kids, que promove os encontros desde agosto de 2015. Mais de mil crianças foram capacitadas somente em 2016, com oficinas em diferentes regiões de Santa Catarina.

Já participaram turmas de jovens ligadas à Associação Pró-Brejaru, à Assistência Social São Luiz (ASSL) e ao Instituto Guga Kuerten (IGK), na Grande Florianópolis, e ao Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira, de Balneário Camboriú, entre outras escolas públicas e particulares. Desde o final do ano passado, a metodologia passou a ser replicada em outras instituições e estados do País.

São Bento do Sul

A próxima ação do programa está prevista para acontecer na Escola Básica Municipal Dr. Hercílio Malinowsky, em São Bento do Sul, na tarde de 6 de maio. A Oficina Canvas Kids com Nota Fiscal será uma das atividades oferecidas à comunidade no evento “Sábado Integrado”. Participarão do encontro representantes da Udesc, da Controladoria Geral da União (CGU/SC) e do Ministério Público (MP/SC), entre outras organizações parceiras.

O programa Esag Kids tem apoio do Banco do Empreendedor e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa em Santa Catarina (Sebrae/SC).