Notícias

Conheça oito sites e aplicativos que te ajudarão a ser um cidadão mais consciente

Por Vinicius Santos

Compartilhar

postado em 10/09/2018 14:00 / atualizado em 10/09/2018 14:00

Em ano eleitoral somos bombardeados com mensagens de otimismo e esperança para o futuro do nosso país. É fato que o papel do cidadão nas urnas é de grande valia para o avanço do Brasil. Mas você sabia que além de exercer o direito do voto existem outras formas de transformar o nosso país?

Pensando nisso preparamos uma relação de oito sites e aplicativos que te ajudarão a ser um cidadão mais participativo e interessado na sociedade em que vive. Fique ligado nas dicas:

1 – Operação Serenata de Amor

Criado pelo cientista de dados Irio Musskopf, em 2016, o Projeto Serenata de Amor tem como objetivo ajudar a população a colaborar com o processo de democracia participativa, informando e fiscalizando os gastos públicos.

No site é possível interagir com dois “robôs” de inteligência artificial: Rose e Jarbas. O robô Rosie analisa os gastos dos deputados federais e senadores com a Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), tentando identificar assim alguma suspeita de fraude.

Site usa a tecnologia para te ajudar a fiscalizar a verba que custeia as despesas parlamentares. (Foto: Reprodução/ Site)

Já o robô Jarbas traduz de forma clara para que qualquer usuário possa compreender os dados levantados e analisados pela Rosie.

A função do site é fazer com que a população questione os gastos e as atividades dos seus representantes no executivo federal afim de ter uma administração mais consciente.

Para conhecer mais o projeto acesso o link aqui.

2 – Sr. Cidadão

Criado por um grupo de desenvolvedores de Minas Gerais, o Aplicativo “Sr. Cidadão” reúne dados públicos em apenas uma plataforma com a finalidade de oferecer a qualquer cidadão brasileiro dados dos políticos brasileiros e suas atividades.

Aplicativo permite monitorar o trabalho dos políticos. (Foto: Reprodução/ Internet)

O aplicativo disponibiliza as opções de configurar quais estados, partidos e políticos que deseja monitorar, além de enviar informações relevantes, como votação e presença dos políticos selecionados.

O aplicativo é bem intuitivo e de fácil manuseio, podendo ser baixado no site ou na loja de aplicativos Google Play gratuitamente.

3 – Portal da Transparência

O Portal da Transparência Brasil é uma iniciativa do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, lançado em 2004, tem o objetivo de ajudar o cidadão encontrar informações de como o dinheiro público é utilizado, além de informar assuntos relacionados à gestão pública do Brasil.

O site apresenta 18 tipos de relatórios diferentes, sendo possível fiscalizar e verificar se o dinheiro dos impostos federais está sendo aplicado de forma correta pelos gestores estaduais e municipais.

Portal governamental que apresenta à prestação de contas dos gastos com os tributos federais. (Foto: Reprodução/ Site)

É possível encontrar ainda relatórios de auditória, links úteis, recursos educativos e muitas ferramentas interativas para facilitar a navegação e a exploração dos dados.

Para acessar o Portal da Transparência, basta clicar no link aqui.

4 – Mouve Brasil

Nos moldes do Portal da Transparência, o site Mouve disponibiliza informações sobre a situação dos municípios brasileiros, com as arrecadações de modo geral, além de dados como renda per capita, expectativa de vida e índice de desigualdade social de todos os municípios brasileiros.

Site disponibiliza dados de todos os municípios brasileiros. (Foto: Reprodução/ Site)

Segundo os organizadores do site, o nome “Mouve Brasil” se baseia na frase “Eppur si mouvel!”, atribuída a Galileo Galilei, que significa “Ainda se move”. Essa frase se tornou conhecida por demonstrar a persistência com a sua descoberta sobre o heliocentrismo, mesmo diante das intimidações da época.

É com esse espirito de sempre estar em movimento que a organização oferece soluções inteligentes aos gestores, considerando os aspectos econômicos, sociais e institucionais.

Acesse o site clicando no link  e descubra um pouco mais sobre os gastos do seu município.

5 – Agência Contas Abertas

A agência Contas Abertas é uma ramificação da ONG que leva o mesmo nome, no portal o usuário tem acesso a informações relevantes sobre o funcionalismo público, como projetos em votação, balanços do governo, artigos educativos entre outros.

Agência de notícias mantem cidadão informado sobre as atividades do poder público. (Foto: Reprodução/ Site)

Segundo os criadores da organização, o Contas Abertas reúne pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir para o controle social sobre os orçamentos públicos, desde sua criação em 2005.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse o link aqui.

6 – Atados

Além de fiscalizar os gastos e o trabalho dos políticos, podemos transformar a nossa sociedade com atitudes simples, como ajudar o próximo. Mas você pode ter dúvidas sobre como ajudar alguma organização ou projeto, ou se os recursos realmente serão utilizados para ajudar o próximo. Foi pensando nisso que o site Atados reuniu em um único lugar diversas vagas de voluntariado em causas sociais.

O site trabalha em formato de parcerias com organizações, movimentos e coletivos sociais, que anunciam vagas de voluntariado para milhares de pessoas.

Segundo dados divulgados pelo movimento Atados, mais de 1100 instituições parceiras e 70.000 voluntários utilizam a plataforma.

Projeto Atados reúne em um único lugar diversas oportunidades de trabalho voluntariado. (Foto: Reprodução/ Site)

O site Atados atua presencialmente na região metropolitana de São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Brasília e Grande Florianópolis, além de disponibilizar vagas de trabalho voluntário remoto para o Brasil inteiro.

Ficou interessado em tentar modificar a sociedade em que vive, doando um pouco do seu tempo, acesso o link aqui e verifique as oportunidades.

7 – Detector de Corrupção

Imagine você descobrir o histórico de um candidato apenas utilizando a câmera fotográfica do seu celular. É com essa tecnologia que o aplicativo “Detector de ficha de políticos” trabalha.

Basta fotografar o rosto do político e você terá acesso a informações do candidato junto à justiça. O aplicativo promete funcionar onde o político estiver, vale comerciais de TV, debates, anúncios em jornal, internet.

Aplicativo puxa ficha dos candidatos. (Foto: Reprodução/ Site)

Ainda segundo o site, o “Detector” consolida apenas informações oficiais pulverizadas em diversas instâncias de tribunais, como STF, STJ, TJs e TRFs. Processos sob sigilo de Justiça não são exibidos, uma vez que não constam da base de dados oficial dos tribunais.

Para baixar o aplicativo basta acessar a loja de aplicativos da Apple ou Android.

8 – Politiquê

O site Politiquê, segundo seus organizadores, é um projeto social formado por voluntários que acreditam na educação política e na cidadania como ferramentas de transformação social.

A proposta do movimento é fornecer aprendizado sobre o aspecto institucional básico, sobre o funcionamento da política, e também promover valores por meio do empreendedorismo cidadão.

No site você encontrará diversos artigos que descomplicam o entendimento da política e o funcionamento da máquina pública, de uma forma didática e lúcida.

Site ensina de forma didática o funcionamento da máquina pública. (Foto: Reprodução/ Site)

Ainda segundo os criadores, o trabalho é voluntário e desvinculado de partidos ou de correntes ideológicas. Com a possibilidade de oferecer uma linguagem dinâmica, acessível e de qualidade sobre os temas de política, cidadania e empreendedorismo cidadão.

Para conhecer o trabalho do Politiquê, acesse o link aqui.