Notícias

Etapa Tocantins encerra a Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal 2017

Por Ascom Esaf

Compartilhar

postado em 13/11/2017 15:08 / atualizado em 14/11/2017 11:26

Cerca de 180 pessoas, entre elas 30 prefeitos e demais servidores envolvidos com a gestão de 69 municípios tocantinenses, estão participando, nesta quarta, 8 e amanhã, 9 da Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal, promovida pela Esaf com a parceria da Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Secretaria da Previdência Social, Receita Federal do Brasil e Controladoria-Geral da União.

A etapa Tocantins, realizada pela Secretaria da Fazenda do Tocantins em parceria com a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), está acontecendo na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz) em Palmas e tem o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes sobre as temáticas que permeiam o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) e outros assuntos de interesses da gestão pública.

Segundo a diretora de Educação da Esaf, Fabiana Batistucci, “trabalhamos em parcerias, sempre pensando que não somos países separados, que os estados e municípios precisam estar integrados para que a educação fiscal aconteça e consciência cidadã seja uma realidade entre nós”, diz ela.

Em seu discurso, o secretário da Fazenda de Tocantins, Paulo Antenor, alertou para importância da Educação Fiscal, que começa no comportamento individual, em casa, e vai se avolumando na união do coletivo. “A consciência cidadã passa por todos nós, do grande ao pequeno. Temos que deixar o melhor para a geração futura”, observou o secretário lembrando que, especificamente, quem está à frente da gestão pública municipal tem a responsabilidade de cuidar do dia-a-dia, de não deixar faltar o imprescindível à população, “de olhar na cara do vizinho e perceber que o filho dele precisa de merenda escolar”, por exemplo.

O presidente da ATM, prefeito do município de Pedro Afonso, Jairo Mariano, destacou que a qualificação é imprescindível às administrações municipais. “A ATM tem estimulado a capacitação dos servidores municipais para alcançar a eficiência nas atividades e serviços das prefeituras”, assegura.

Etapas em 2017
Nesse ano, Goiás e Rio Grande do Sul já haviam sediado a Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal. A etapa Tocantins, última programada para 2017, destaca-se por contar com a participação de 69 dos 139 municípios que integram o Estado, representados por 180 participantes, números que demonstram o interesse das administrações em interagir com os órgãos da esfera federal nos temas de abrangência regional.

(com informações da Secretaria de Fazenda do Tocantins)