Notícias

Fazesp abre inscrições para o curso Ética e Cidadania Fiscal – Turma 02/2017

Compartilhar

postado em 26/05/2017 14:03 / atualizado em 26/05/2017 14:14

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, por meio da Escola Fazendária – Fazesp – informa que estão abertas as inscrições para o curso a distância auto instrucional Ética e Cidadania Fiscal – Turma 02/2017.
O curso será realizado no próprio ambiente virtual da Fazesp e é direcionado a cidadãos interessados em conhecer e contribuir para a melhoria da compreensão pública sobre tributação, responsabilidades do Estado e exercício da cidadania, aperfeiçoando, assim, a transparência na gestão pública e na prática da responsabilidade fiscal.

 

 

É com muita satisfação que apresentamos o curso “Ética e Cidadania Fiscal”.

 

Sabemos que a atuação do Estado na vida das pessoas é uma realidade, já que pagamos tributos quando consumimos, auferimos renda ou possuímos patrimônio, e o Estado tem que aplicar esses recursos para prover as políticas públicas e os serviços públicos que interessam à sociedade, como saúde, educação, segurança, entre outros.

 

Assim, entender como se dá esse processo e como participamos dele é extremamente relevante do ponto de vista de construção da cidadania.

 

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, por meio de sua Escola Fazendária – Fazesp, tem como atribuição promover junto à sociedade paulista os conhecimentos essenciais sobre as questões fiscais – tributos e gastos públicos – de sorte que esse trabalho de educação fiscal colabore efetivamente na construção da cidadania, aperfeiçoamento a relação Estado-sociedade.

 

Neste curso, esperamos enfocar, de maneira simples, concisa e objetiva, os conteúdos que permeiam a temática “Ética e Cidadania Fiscal”, trazendo para você, além dos conceitos, exemplos que possam ser aplicados no cotidiano. Vamos abordar, entre outras, questões como: o Brasil e seus desafios; o papel da educação na transformação da sociedade; a estrutura dos poderes e suas atribuições; a classificação dos tributos; o panorama da sociedade brasileira atual; controle, transparência, lei de acesso à informação e participação social; entendendo o que é Ética e a diferença entre ética e moral.

 

Fique atento a todo o conteúdo do curso para alcançar um aprendizado significativo e ter condições de aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia. Para atingir os objetivos propostos, lembramos que sua dedicação e comprometimento são elementos fundamentais para o sucesso.

 

A quem se destina?

 

Poderão participar estudantes, membros de organizações sociais interessados na temática, servidores públicos e cidadãos em geral.

 

Com uma carga horária de 80 horas, o curso possui quatro módulos:

  • Convite à cidadania fiscal;
  • Ética, Democracia e Cidadania;
  • Como o Estado obtém recursos para a sua manutenção?
  • Orçamento Público, Controle, Transparência e Participação Social.

 

Para aprovação e certificação, será necessário alcançar no mínimo 70% de acertos nas questões objetivas que estão ao final de cada módulo.

 

Serviço

 

Curso: Ética e Cidadania Fiscal – Turma 02/2017.

Modalidade: Educação a Distância auto instrucional.

Período de inscrições: 24/04 a 15/05 de 2017 ou até esgotarem-se as vagas.

Período de realização: 15/05 a 22/08 de 2017.

Público-alvo: Professores, universitários, membros de organizações sociais interessados na temática, serv. públicos e cidadãos em geral.

Carga horária: 80 horas

Vagas: 800

Realização das inscrições: Clique aqui.