Notícias

Grupo de Educação Fiscal do DF inaugura 1º Núcleo de Apoio ao Observatório Social do Brasil

Por Vinicius Santos

Compartilhar

postado em 21/09/2018 18:25 / atualizado em 21/09/2018 18:30

Nessa quinta-feira (20), o Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal oficializou a criação do 1º Núcleo de Apoio ao Observatório Social de Brasília (NAOS), em parceria com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

O projeto intitulado “Observatório Social Universitário” conta ainda com o apoio da Receita Federal e do Observatório Social de Brasília e é semelhante aos Serviços de Prática Jurídica bastante conhecidos nas Faculdades de Direito, bem como os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) nas Faculdades de Ciências Contábeis.

O objetivo do núcleo é criar um espaço de aprendizagem dentro das universidades através de projetos de extensão, disciplinas optativas, oficinas ou minicursos, com foco na disseminação da Educação Fiscal e do Controle Social para o corpo discente e sociedade em geral.

A intenção, segundo Reginaldo Araújo, Representante da Receita Federal no Grupo de Educação Fiscal do DF, é fomentar a criação de Observatórios Sociais nas Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal e Entorno.

Nesse primeiro momento, apenas os alunos de Ciências Contáveis da UDF estarão envolvidos no desenvolvimento do NAOS, podendo ser estendido aos demais cursos oferecidos pela Instituição.

Este é um projeto piloto que, a exemplo do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), pretende ser ampliado para outras universidades.

A expectativa é que, com a realização do trabalho, instituições de ensino e estudantes cumpram um importante papel no pilar da extensão comunitária, contribuindo na formação de uma sociedade mais justa, responsável e ética, além de ampliar as ações dos Observatórios Sociais.