Notícias

Educação Básica

Por Rosaura Vargas - Santa Maria - RS

Compartilhar

postado em 11/07/2016 16:20 / atualizado em 17/10/2016 17:21

Na primeira parte do dia, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fontoura Ilha e a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Almiro Beltrame abriram as portas para as integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal.
Na EEEF Almiro Beltrame, a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas e a Professora Cristina Helena Bento Farias, representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) assistiram a duas apresentações. Primeiro dos anos iniciais (2º ao 5º), com a coreografia intitulada “Emília e os Tributos”, que visa apresentar a relação entre impostos e áreas de investimento, por meio da história de Monteiro Lobato. Os alunos dos anos finais (6º ao 9º) trazem na coreografia o tema dos tributos direcionados para as políticas das mulheres. Todo este trabalho está sendo coordenado pela professora, Ana Paula Cristino Zimmerman.
Na mesma ocasião, a coordenadora Rosaura e a Professora Cristina acompanharam a produção realizada para o 8º Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena. A peça foi montada com uma releitura do clássico “Mágico de Óz” e traz como temas centrais no enredo saúde, educação e segurança.
Quem também acompanhou os trabalhos para o festival foi a disseminadora Rozania Rosa, mas na EMEF Fontoura Ilha. Com cinco apresentações, duas são paródias de alunos do 3º e 5 ano. As outras três produções são de dança, do 2º, 3º e 4º ano. Uma delas foi montada sobre a música do cantor Renato Russo, “Que país é esse?”
Na parte da tarde, as coordenadoras do PMEF, Rosaura Vargas e Adriana Pereira, estiveram na EMEF Santa Helena. Foram três paródias compostas pelos alunos do 7º ano, orientados pelas professoras, Neusa Elisabete Carvalho Hennig, Jane Magali Rocha Alves. A coreografia de dança foi monitorada pela professora Cristiane Weide e desenvolvida com os estudantes do 5º ano.

As EMEFs Rejane Garcia Gervini e Fontoura Ilha serão as últimas a receber a visita do PMEF e suas integrantes para a etapa classificatória do 10º Festival Cid Legal Canta e Dança, que acontecerá no próximo sábado, dia 08 de outubro, a partir das 14h, no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores.

Rosaura Vargas – Santa Maria – RS
(55) 3921-7073
Coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal
www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal