Educação Básica Notícias

Receita Federal promove Projeto Cidadão Legal com peça teatral “O Renascer da Cidadania”

Compartilhar

postado em 21/11/2017 13:55 / atualizado em 21/11/2017 13:55

A peça teatral, desenvolvida há 2 anos em Curitiba, mostra, de forma lúdica, a importância e a função dos tributos pagos pelos cidadãos.

As crianças vêm ao prédio do Ministério da Fazenda para assistir à peça de teatro de fantoches “O Renascer de Cidadania”, que faz parte da Campanha Cidadão Legal, desenvolvida pela Delegacia da Receita Federal em Curitiba, em parceria com a Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda (SAMF/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PR).Na sexta-feira, 17 de novembro, a RIC TV Paraná veiculou uma reportagem sobre o Projeto Cidadão Legal que, desde 2016, vem recebendo crianças de 9 a 11 anos, das escolas de Curitiba e região.

A peça conta a história de Chico e sua turma, que descobrem a função social do tributo, bem como o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa (primando pelo cuidado do que é público, pois é de todos).

O objetivo deste trabalho é conscientizar os alunos (pequenos cidadãos) sobre temas básicos para a construção de uma sociedade mais justa, desde a importância dos tributos, sua aplicação, até a responsabilidade de cada cidadão neste processo.

A visita à Receita Federal é gratuita e inclui lanche. O cronograma das apresentações foi enviado às escolas particulares e à Secretaria de Educação Municipal no início do ano, para que fossem feitas as reservas.

Até o momento, a peça foi apresentada para mais de 2 mil crianças, de 34 escolas públicas e particulares. O trabalho é desenvolvido por servidores da DRF Curitiba, e conta com a participação de servidores da SAMF/PR e da Superintendência da Receita Federal na 9ª Região Fiscal.

Confira a reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=VmQDAqm1i60