Notícias

Termina hoje a Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal para Prefeituras – Etapa Rio Grande do Sul

Por Ascom Esaf

Compartilhar

postado em 26/10/2017 15:58 / atualizado em 26/10/2017 16:04

Palestrante Claudio Graziano Fonseca apresentando seu tema no primeiro dia da formação, 24 de outubro de 2017, no auditório do Centro Regional da Escola de Administração Fazendária no Rio Grande do Sul.

A Formação em Educação Fiscal para Prefeituras chegou em Porto Alegre-RS no dia 24/10, e segue até 26/10. O objetivo é disseminar e aperfeiçoar os conhecimentos dos estados nas temáticas do Ministério da Fazenda vinculados ao Programa Nacional de Educação Fiscal-PNEF.

O evento é promovido pela Escola de Administração Fazendária-Esaf, em parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, a Secretaria do Tesouro Nacional, a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a Secretaria de Previdência e a Secretaria de Fazenda do estado do Rio Grande do Sul.

Os principais temas foram sobre planejamento fiscal, a importância da participação da população na educação fiscal para o controle social, e regimes de previdência própria e complementar, bem como a proposta de reforma previdenciária e seus impactos.

Os participantes aprovaram os temas tratados nas palestras, que foram realizadas por servidores que atuam ativamente nos assuntos apresentados. Roberta Bernardes, diretora de arrecadação e despesa da Secretaria de Fazenda de Esteio, achou “esse projeto maravilhoso. Tudo que é tratado nos três dias envolvem os municípios e os gestores.” O secretário de finanças da Prefeitura de São Lourenço do Sul, Helio Silveira, frisou também que “o evento é extremamente relevante, porque fomenta as parcerias dos entes, municípios, estados e União. Tem que ser repetido em outras regiões para ampliar a Educação Fiscal.”

Participaram do evento pelo menos 60 prefeituras num total de aproximadamente 90 pessoas, entre prefeitos, secretários de finanças, gestores e servidores municipais.

A Formação para prefeituras no Rio Grande do Sul termina nesta quinta-feira, dia 26/10. A próxima etapa acontecerá no mês que vem em Palmas-TO, nos dias 8 e 9 de novembro.